4 de junho de 2015

Tecnologia: Vilã ou aliada?

   Em meio as diversas descobertas, um mundo de informações e entretenimento se abriu como um leque para uma multidão de curiosos. Atualmente, é possível pensar em se privar de tantas facilidades, um toque no Smartphone e alcançará o mundo.
   As novidades tecnológicas são imensas, fazendo com que cada novo lançamento, o modelo antigo seja descartado, mesmo que ainda esteja funcionado, mas onde?
   Na natureza o que foi retirado volta, mas de que forma? Os resíduos de aparelhos eletrônicos são altamente poluentes e não podem ser reutilizados, uma vez em contato com o solo água ou expelindo gases, são altamente contaminadores. Além disso em seus processos de fabricação causam muitos danos ao meio ambiente, que são irreparáveis e não é mais possível reaver o que foi perdido.
  Mas de uma forma abrangente,a tecnologia vem no cotidiano das pessoas auxiliando nas tarefas e até mesmo salvando o que há mais de precioso, o fôlego de de vida, de quem sem ela não teria se quer uma esperança.
   Tudo o que existe, pode ser bom ou mau dependendo da forma que é utilizado. A bomba radioativa que foi explodida em cidades japonesas, os exames raio-x, são formas diferentes porém a mesma tecnologia.
   O planeta sofre acada pancada do avanço tecnológico, não é possível freia-la, entretanto pode-se se amenizar os impacto, tudo que é preciso é fazer um uso consciente, como por exemplo, usar bicicleta ao invés do carro.
   A tecnologia está presente proporcionando um mundo melhor, ela vem transformar o que era impossível em algo possível, embora tenha grandes impactos, ela é necessária, é o que às vezes a transforma em vilã e o seu mal uso, pois ela é boa, porém usada racionalmente. O melhor parâmetro para o bom uso é consultar sua própria consciência e tomar atitudes que preservem o planeta assim usufruir de seus bens. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curtir