2 de maio de 2015

Estória de um simples casal

Anjo lê tudo, é linda a história...
Um casal de jovens recém casados era muito pobre e vivia de favores no sítio do interior. Certo dia, o marido fez a seguinte proposta:
-Vou sair de casa, viajar bem longe, arrumar um emprego até ter condição de votar e dar uma vida mais digna e confortável. Não sei quanto tempo vou ficar longe, só peço-lhe uma coisa: que você me espere e, enquanto estiver fora, seja fiel a mim, pois eu serei fiel a você.
Assim sendo, o jovem saio. Andou muitos dias á pé, até que encontrou um fazendeiro que estava precisando de alguém para ajudá-lo em sua fazenda. O jovem chegou para ajudá-lo em sua fazenda. O que foi aceito. Pediu para fazer um pacto com o patrão, o que também foi aceito. O pacto era o seguinte:
- Deixe-me trabalhar pelo tempo que eu quiser quando achar que devo ir o senhor me dispensará de minhas obrigações. Eu não quero o meu salário. Peço-lhe que coloque uma poupança, até o dia que eu for embora. No dia em que eu sair, o senhor me dará o dinheiro e seguirei o meu caminho.
Tudo combinado. Depois de vinte anos chegou ao patrão e lhe disse:
- Patrão eu quero o meu dinheiro, pois estou voltando para minha casa. O patrão lhe respondeu:
- Sem dúvida, afina fizemos um pacto e vou cumpri-lo. Só que antes lhe desejo fazer uma proposta. E dou todo o seu dinheiro e você vai embora, ou eu lhe concedo três conselhos eu não lhe dou dinheiro de vendo você partir. Se eu lhe der dinheiro não lhe dou conselhos e se lhe der conselhos não lhe dou dinheiro. Vá para o seu quarto e depois me dê à resposta.
Ele pensou durante dois dias, procurou o patrão e disse:
- Quero os três conselhos.
O patrão novamente frisou:
- Se lhe der os conselhos não lhe dou o dinheiro.
E o empregado respondeu:
- Quero os conselhos.
O patrão então lhe falou:
1º Nunca tome atalhos em sua vida, 2º Nunca seja curioso para aquilo que é mal, pois a curiosidade ser-lhe mortal, 3º nunca tome decisões em momento de ódio ou dor, pois, depois, você poderá se arrepender e será tarde demais.
Após os conselhos o patrão disse ao rapaz que já não era tão jovem assim:
- Aqui você tem três pães, dois para você comer durante a viajem e o terceiro é para comer com sua esposa quando chegar a sua casa.
O homem, então seguiu o caminho e volta, depois de vinte anos longe de casa e da esposa que tanto amava.
Após o primeiro  dia de viajem, encontrou um andarilho que cumprimentou e lhe perguntou:
- Para onde você vai?
Ele lhe respondeu:
- Vou para um lugar bem distante que fica a mais de vinte dias de caminhada por esta estrada.
O andarilho então lhe disse então:
- Rapaz, este caminho é muito longo, eu conheço um atalho que é perfeito e você chegará a poucos dias.
O Rapaz, contente, começou seguir o atalho, quando se lembrou do 1º conselho. Então voltou e seguiu o caminho normal. Dias depois soube que o atalho levava a emboscada. Depois de alguns dias de viajem, cansado ao extremo, achou uma pensão á beira da estrada, onde pôde se hospedar. Pegou a diária após tomar o banho, deitou-se para dormir. De madrugada acordou assustado com um grito estarrecedor. Levantou-se de sobressalto e dirigiu-se para ir até o local do grito. Quando estava abrindo a porta lembrou se do 2º conselho. Voltou, deitou-se e dormiu. Ao amanhecer, após tomar o seu  café, o dono da hospedagem perguntou-lhe se ele não havia ouvido um grito.
O hospedeiro disse lhe:
- Ficou curioso?
Ele disse que não, no que o hospedeiro lhe respondeu:
- Você é o primeiro a sair daqui, pois meu filho tem crise de loucura. Grita durante a noite quando hospede sai, mata-o e enterra-o no quintal.
O rapaz prosseguiu na sua longa jornada, ansioso por chegar a sua casa. Depois de muitos dias e noites de caminhada, já ao entardecer, viu entre as arvores a fumaça de sua casinha, andou e logo viu entre os arbustos a silueta de sua esposa. Estava anoitecendo, mas ele pôde ver que não estava só. Andou mais um pouco e viu que tinha entre as pernas, um homem que estava acariciando seus cabelos. Quando viu aquela cena seu coração se encheu de ódio e amargura  e decidiu correr de encontro aos dois e matá-los sem piedade. Respondeu fundo apressou os passos, quando se lembrou do 3º conselho. Então parou e refletiu e decidi dormir aquela noite ali mesmo e no dia seguinte tomar a decisão. Ao amanhecer já mais calmo, pensou consigo; “Não vou matar minha esposa nem seu amante. Vou voltar para o meu patrão e pedir-lhe que me aceite de volta, mas antes, quero dizer a minha esposa que sempre fui fiel á ela”. Dirigiu se á porta e reconheceu, atirou-se em seu pescoço, abraçando-o afetuosamente. Ele tentou afastá-la, mas não conseguiu. Então c o lágrimas nos olhos ele lhe disse:
- Eu fui fiel a você e me traíste?
Ela respondeu espantada, responde lhe:
- Como? Eu nunca lhe traí! Esperei durante vinte anos!
Ele, então lhe perguntou:
- E aquele homem que estava acariciando seus cabelos entardecer?
Ela lhe disse:
- Aquele homem é nosso filho. Quando você foi embora, descobri que estava grávida. Hoje ele tem vinte anos de idade.
Então o marido entrou, conheceu, abraçou o seu filho e contou lhes toda a sua história enquanto a esposa preparava o café. Sentaram-se para tomá-lo e comer juntos o ultimo pão. Após a oração de agradecimento, com lágrimas de emoção, ele partiu o pão, encontrou todo o seu dinheiro por seus vinte anos de dedicação e trabalho. .............. Muitas vezes achamos que um atalho “queima etapas” e nos faz c chegar mais rápido, o que nem sempre é verdade...
Muitos somos curiosos, queremos saber de coisas que nem ao menos dizem respeito e que nada de bom nos acrescentará... Outras vezes, agimos por impulsos na hora da raiva, e fatalmente nos arrependemos depois...
Espero que você não se esqueça desses três conselhos e não se esqueça de CONFIAR, mesmo que a vida, muitas vezes, já tenha dado motivos para a desconfiança








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curtir